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Obesidade dietas e considerações


( adaptado do capítulo – Obesidade – IDPC) 

Dra. Cristiane Moulin
Endocrinologista - IMeN

Regulação do balanço de energia

Obesidade é uma condição complexa e multifatorial caracterizada por excesso de gordura corporal (11). Embora a obesidade tenha fortes determinantes genéticos e fisiológicos, é geralmente aceito que ela resulta do desequilíbrio crônico entre gasto e consumo energéticos.

Os três maiores componentes do gasto energético são (12):

•  Taxa metabólica basal, que corresponde à energia gasta por um indivíduo em repouso no leito pela manhã, em jejum, sob condições ambientais confortáveis. Em adultos sedentários, contribui para 60-70% do gasto energético diário. Depende da massa magra, massa gorda, idade, sexo e da genética.

•  Efeito térmico dos alimentos, o qual contribui em cerca de 10% do gasto energético diário. Sofre influência, entre outros fatores, do tamanho e composição da refeição e da sensibilidade insulínica.

•  Atividade física, que é o componente mais variável, podendo contribuir para uma quantidade significativa de energia gasta em pessoas muito ativas.

O consumo de energia é determinado pela ingestão de macronutrientes. Os nutrientes têm diferentes propriedades em termos de conteúdo calórico, densidade energética, efeito térmico (custo de energia do processo de absorção, processamento e estoque dos nutrientes), capacidade de estocagem, auto-regulação e habilidade em suprimir a fome (tabela 2) (5).

Tabela 2: Propriedades dos macronutrientes

Propriedades

gordura

proteína

carboidrato

álcool

Kcal/g

9

4

4

7

Densidade energética

Alta

Baixa

Baixa

Alto

Efeito térmico *

2-3%

25-30%

6-8%

15-20%

Capacidade de estocagem

Alta

Nenhuma

Baixa

nenhum

Auto-regulação

Pobre

Boa

Boa

Pobre

Habilidade em suprimir fome

Baixa

Alta

Alta

Estimulante

* como % de conteúdo de energia

Adaptado de Labib M (5)

Logo, pelas propriedades da gordura, sua ingestão parece particularmente importante em conduzir ao ganho de peso quando comparado com carboidratos e também proteínas. Entretanto, para redução do peso corporal, dietas pobres em gordura não são eficazes sem que ocorra redução simultânea da ingestão calórica total (13).

Como visto na tabela 2, os macronutrientes competem numa hierarquia oxidativa. A seleção do nutriente para a obtenção de energia após ingestão alimentar depende das concentrações plasmáticas de glicose, insulina e ácidos graxos livres. Após uma refeição rica em carboidrato, a insulina promove captação e oxidação de glicose e inibe a lipólise e oxidação lipídica. Em contraste, as gorduras da dieta são primariamente depositadas no tecido adiposo e a oxidação lipídica não é estimulada após refeição rica em gordura. A oxidação prioritária do carboidrato, em detrimento da gordura, resulta na supressão da oxidação da gordura dietética, o que leva ao aumento do estoque da mesma (14).

A solução – consenso entre dieta e hábitos de vida

Embora vários planos dietéticos possam enfatizar fatores que afetem a fome e a saciedade, redução calórica é o componente essencial e condição sine qua non da perda de peso (21, 58). Todas dietas pobres em calorias resultam em perda de peso e gordura corporais, não exercendo, portanto, sua composição de macronutrientes papel principal (58). É importante salientar que qualquer tentativa de redução calórica que não seja compatível com o estilo de vida é difícil de ser mantida a longo prazo.

O tratamento medicamentoso auxilia a perda de peso a curto e longo prazo, porém deve ser recomendado apenas como adjunto ao tratamento não farmacológico, já que a atividade física e dieta balanceada reduzem o risco de doença cardiovascular e, sem modificações do estilo de vida, a farmacoterapia sozinha tem resultados “subótimos” (59).

Em casos de obesidade grave, a cirurgia bariátrica tem comprovado benefício comprovado na melhora das comorbidades e qualidade de vida, porém os efeitos adversos possíveis a longo prazo ainda são desconhecidos.

A receita para perda de peso é uma combinação de motivação, atividade física e restrição calórica. Já a manutenção de peso é um balanço entre ingestão calórica e atividade física, com aderência para o resto da vida. Estratégias que facilitem a aderência a um programa de mudança comportamental devem ser tentadas.

 

Referências para aprofundar o conhecimento

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