O gengibre (Zingiber officinale Rosc.), é uma planta herbácea nativa do sudeste da Ásia e muito utilizada na gastronomia como tempero ou condimento.

Além do seu papel no mundo da culinária, o gengibre também é amplamente utilizado para fins medicinais diversos, principalmente devido a alta quantidade de fitoquímicos presentes em sua composição.

Já muito bem estabelecido como remédio natural pelo saber popular, o gengibre é empregado principalmente no tratamento de gripes, resfriados ou problemas de digestão.

Em especial, falando de distúrbios no sistema respiratório - como a asma, alguns estudos feitos em modelo animal têm indicado que os componentes presentes no gengibre seriam capazes de relaxar a musculatura lisa das vias aéreas, com consequente efeito broncodilatador e melhora da asma. 

Ainda, vale destacar seu potente efeito antioxidante e sua atuação contra inflamação.

Outro aspecto muito estudado diz respeito à sua participação no controle de náuseas e vômitos em pacientes no tratamento de quimioterapia ou em mulheres gestantes. Embora o mecanismo de ação ainda não seja completamente elucidado, acredita-se que o efeito antiemético do gengibre esteja associado com sua ação direta no trato gastrointestinal ou pela modulação de vias serotoninérgicas no sistema nervoso central.