A anorexia e bulimia são transtornos alimentares ligados a imagem corporal, acometem principalmente o público feminino e ocasionam perda de peso. Mas você sabe qual a diferença entre eles?
A anorexia é um distúrbio caracterizado por um drástico emagrecimento, marcado por baixo peso severo e distorção da autoimagem. Os indivíduos anoréxicos vão deixando de se alimentar, praticando atividades físicas em excesso e tornando-se adeptas a jejuns e métodos para perder peso, sempre no intuito de alcançar a “silhueta perfeita”. É uma doença grave que inclusive, pode levar à morte quando não tratada.
A bulimia, diferentemente da anorexia, é marcada pela compulsão alimentar seguida da indução de vômitos ou uso de laxantes. Pessoas com bulimia ingerem quantidades exorbitantes de alimentos (geralmente bastante calóricos) e depois recorrem a métodos para evitar o ganho de peso. Ao contrário da anorexia, na bulimia não ocorrem perdas excessivas de peso, mas sim complicações devido aos recursos empregados para não engordar, vomitos provocados, laxantes de forte intensidade e outros.
Tanto o tratamento da bulimia quanto da anorexia exige uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, psiquiatras e nutricionistas, no intuito de suprir as carências nutricionais e tratar as complicações médicas, além de oferecer terapia e suporte emocional.